#33 Palavras Temperadas - Sabor Natal
Achei simbólico a edição de Natal ser a de número 33. Tem pouco blábláblá (será?!) e algumas dicas de comidinhas e presentes de gente que eu gosto. Tem horas que sou jabazeira mesmo. #contemironia
Oi, tudo bem?
E não é que Dezembro chegou? Ainda tem muita coisa para acontecer, mas a verdade é que já estamos no modo: ano que vem, resolve! Calma, pouparei você de qualquer retrospectiva, lista de metas não cumpridas ou check list de um ano produtivo, próspero ou afins. Fiz o que foi possível, aproveitei o que estava ao meu alcance e sobrevivi. Chego em dezembro sem burnout, quase sã e beeem menos cansada. É um privilégio, eu sei. E sou muito grata por isso.
Os desgarrados natalinos
A ideia de hoje é trazer algumas dicas de presentes mais alternativos e quase personalizados. Embora, muitas vezes, eu mesma caia no lugar comum, gosto de pensar no presente que vou dar para alguém. Imaginar a pessoa usando e que seja útil dá uma sensação de bem estar. E claro, amo o presente que a pessoa fez/produziu, pensando em mim. Isso é luxo! A correria do dia-a-dia, muitas vezes, não nos permite essa personalização, mas saber que aquele presente foi pensado, escolhido e comprado para você, é super bacana!
Antes da listinha de indicações (ué, eu disse que não ia ter nenhuma lista, né!? Falhei…) que também tem comidinhas e afins, trago uma ligeira conversa que tive com uma amiga. Ela comentou sobre os desgarrados natalinos e eu amei essa expressão!
Os desgarrados natalinos são aqueles que “fogem” da família, juntam os amigos e fazem uma ceia compartilhada. Não deixa de ser uma família, mas aquela que foi escolhida por você.
O motivo não necessariamente é a falta de vontade do convívio familiar, que muitas vezes, pode ser impositivo. Quando você mora fora da sua cidade de origem e, especialmente, fora do país, isso vira quase um costume. Diversas vezes, com meus pais, morando em Brasília e em Buenos Aires, vivemos como desgarrados natalinos. A gente acaba fugindo do tradicional e experimenta diferentes sensações quando isso acontece. Dá saudades dos nossos, mas não é ruim. Novos laços são estabelecidos, amizades consolidadas e o Natal continua sendo o Natal. Onde quer que você esteja.
MERCEARIA DA VIDAL
A Mercearia da Vidal vem com uma listinha para te ajudar a organizar os pedidos para o Papai Noel. Infelizmente, a parte das comidinhas estão restritas à Curitiba, mas lembre-se, eu falei do Panetone da Caramelodrama na edição passada e ela entrega para quase todo o Brasil. Vale a pena.
Já os presentes, todos podem ser adquiridos online e entregues conforme o endereço solicitado. Prestigie quem faz, compre do pequeno e fortaleça os negócios femininos.
Comidinhas
A minha amiga Ana Bacellar faz umas cositas bem saborosas para o Natal. Esse ano, queria que ela fizesse pro Ano Novo também… #ficaadica, Ana! Entre na lista de transmissão dela e aproveite para conhecer as comidinhas que ela faz ao longo do ano. Você não vai se arrepender.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_720,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F5752b3e6-1c76-48c2-a821-1704e159a687_1080x1500.png)
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_720,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F6d278e06-5db6-4c9a-bf50-224091e0d7d5_1266x1600.png)
A Ana Bellé é uma querida e sua Casa Bellé produz delícias super tradicionais. Dá uma olhada no cardápio para a Ceia de Natal e encomende.
Se é doce que você quer para fechar a ceia natalina, a CS Doces + Café tem um cardápio beeeeem variado com opções para mimos e sobremesa. Veja o cardápio completo no Instagram delas!
Presentinhos em geral
Quem me acompanha aqui (ou em qualquer lugar) sabe que eu tenho uma relação de amor e amizade com a Gabo Livros e Vinhos. E a Tati preparou uns kits lindos e perfeitos para presentear amigos, família e equipe de trabalho. Olha isso!
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_720,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F020198be-a410-41c4-8dd6-40b72bec93a4_1162x1600.png)
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_720,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fe73af655-a015-4457-8e55-5bb20e346e6e_1162x1600.png)
Há três anos o calendário Lute Todos os Dias me acompanha e eu amo demais. Criado pela Cris Pagnoncelli e produzido pela Ótima Gráfica, o calendário tem toda a sua renda revertida para projetos sociais. Além de fazer você não se perder no tempo e de apoiar mulheres artistas, você ainda contribui para ações transformadoras. Leia no card abaixo para saber mais sobre a iniciativa e compre aqui o calendário 2025.
Livros são sempre uma boa pedida. Ainda mais no Amigo Oculto, né!? Eu amo receber e presentear. Também sei que os livros dos filmes Ainda estou aqui e O quarto ao lado (o livro se chama O que você está enfrentando) serão os campeões de venda. Mas vamos apoiar e incentivar os escritores novos e independentes? Minha amiga Oksana Pohlod lançou um livro neste ano e eu amei. São contos cheios de plot twist e vários gatilhos. Prepare-se.
Dentro da ideia da literatura, a ESC Escola de Escrita lançou uma linha de ecobags lindíssimas. Super resistente e em um tamanho ótimo, é aquele presente coringa e estiloso. Aliás, presentear com os cursos da Escola também é uma boa pedida. Eu aceito! Rs
Ainda na pegada literária, a Amora Livros tem assinatura de livros mensal, semestral e anual. Todos são escritos por mulheres e a curadoria é sensacional. Ah! E na lojinha, você encontra modelitos de blusinhas lindos! Ler é sexy e tem horas em que realmente, eu preferiria estar lendo!
A Flor do Oriente Acessórios lançou este ano um colar delicadíssimo, chique e muito simbólico. O Espírito Santo da Flor foi desenhado pela parceira da marca, Vanessa Perine, tem duas versões de pingente, vazado ou com um brilhante e diversas cores de pedras. É super delicado, não é mesmo?
Seja Solidário neste Natal
Ainda dá tempo de você fazer uma boa ação este ano. A próxima edição da colônia de férias maia irada cidade acontece em janeiro e o Rock Camp Curitiba precisa de uma força para ser realizado. O projeto oferece bolsas para aquelas famílias que não podem arcar com os R$ 560 de inscrição e a ideia é ter 30 campistas bolsistas. Bora colaborar? Qualquer valor ajuda muito!
Conheça o projeto e prepare o PIX (grccuritiba@gmail.com):
Não parece, mas meu espírito natalino está lá no pé e ainda não decidi nada sobre a árvore. De qualquer maneira, no dia 06, a casa ganhará ares natalinos. Por enquanto, fique com essa propaganda do Boticário, mas antes, separe o lenço.
Ainda volto este ano para mais uma edição.
Obrigada por chegar até aqui.
Beijocas
Rê Vidal
Desgarrados Natalinos é uma ótima definição. rs...